- Ano: 2007
-
Fotografias:Tim Van De Velde
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta nova casa é projetada em um grande terreno de esquina na área residencial de Keerbergen. Era um desejo dos clientes de manter a casa térrea, com um foco na luz natural e a integração máxima da casa com o terreno. A planta baixa foi concebida em um volume alongado com pátios onde cada espaço possui uma função específica e está relacionado com uma orientação específica. Cada espaço tem portanto, sua própria relação com o terreno. Os dormitórios estão direcionados à leste, as áreas de estar ao sul e à oeste. O lado norte da casa é em sua maioria fechado.
Desde o começo do projeto, a colaboração com o arquiteto paisagista Patrick Verbruggen foi estabelecida para uma máxima integração da casa com os espaços abertos.
A casa está situada ao lado de um riacho que passa frente ao terreno, portanto as áreas abertas da parcela podem ser maximizadas na porção ao sul. As funções foram literalmente espalhadas no terreno para otimizar o contato com o entorno. O jardim se funde aos múltiplos espaços interiores da casa. No lado oeste, a área de estar está localizada sob uma grande cobertura em balanço, que do outro lado da parede-jardim funciona como garagem. A sala de estar possui dois terraços adjacentes; o terraço à oeste é coberto.
Um segundo volume pronunciado abriga os dormitórios das crianças, o escritório e o banheiro. Um terceiro volume é destinado às áreas noturnas, junto ao dormitório principal há um closet do tipo walk-in e o banheiro. A sauna se relaciona com a piscina e se integra a uma bela área de relaxamento.
A alvenaria, o piso e os perfis das janelas são pretos, enquanto todas as paredes internas, tetos e mobiliário fixo são brancos. O volume central na área noturna e todas as portas externas são de placas de madeira cinza.